História da Bahco

Em 1862, Göran Fredrik Göransson fundou a Högbo Stål & Jernwerks AB na Suécia para produzir o aço de melhor qualidade, pioneiro no processo Bessemer.
Em 1886, ele aperfeiçoou a produção de lâminas de serra de alto desempenho cujo corte era digno do aço extraordinário que eles faziam, excedendo as expectativas dos usuários em todo o mundo.

No mesmo ano, Johan Petter Johansson fundou a sua empresa, Enköpings Mekaniska Verkstad, também na Suécia. Johansson era um artesão inteligente e criativo, e, por volta de 1888, assegurou sua primeira patente para o que chamou “A Mão de Ferro” – atualmente simplesmente conhecida como chave de tubo. A ideia de Johansson era substituir as chaves fixas por uma simples ferramenta que, exatamente da mesma forma que uma mão humana, fosse capaz de agarrar porcas e parafusos de diferentes tamanhos.

A próxima patente de Johansson,em 1891, foi para a primeira chave ajustável. Isto formou a base para a chave ajustável - uma invenção sueca encontrada em todo o mundo. Já produzimos mais de 100 milhões de unidades - até o momento...
Johansson acumulou nada menos que 188 patentes durante toda sua vida – sua dedicação ao design de produto inovador permanece até hoje na empresa.

Em 1890 Berndt August Hjorth obteve os direitos de vendas e marketing para os produtos Enköpings Mekaniska Verkstad. Suas habilidades empresariais excepcionais ajudaram a empresa a tornar-se mais que simplesmente um sucesso de exportação sueco, criando a base para o empreendimento internacional por trás da Bahco nos dias atuais. Ele combinou produtos globais com o conhecimento e competência do mercado local, permitindo aos usuários de todos os lugares encontrar o produto que eles necessitavam para fazer o melhor serviço possível.

Em 1916 Berndt August Hjorth comprou a totalidade da Enköpings Mekaniska Verkstad, de Johan Petter Johansson, tornando-se parte de BA Hjorth & Co. que contratou seu nome para criar a atual Bahco.

Durante os anos que se passaram, houve muitos desenvolvimentos e aquisições, mas a Bahco ainda permanece a marca premium em ferramentas manuais. Atualmente é o porta-estandarte para a SNA Europe. Em 2011, celebramos o 125º aniversário da famosa marca registrada “Peixe e Anzol” da Bahco.